quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Despedida - Aos parceiros do TOPA

Itabuna, 25 de janeiro de 2012

Caros (as) parceiros (as) do Programa TOPA, comunico-lhes que ontem, dia 24, pedi minha exoneração da função de supervisor. O motivo foi a saída da professora Miralva Moitinho. Antes de criar o topa, eu fui convidado por ela para trabalhar na direc 7 para coordenar o Setor de Educação de Jovens e Adultos (devido a minha longa caminhada nessa área), quando surgiu a idéia do topa, ela pediu que eu assumisse a supervisão. Assim fui para a direc não com o desejo de ocupar um cargo, mas com o sonho de fazer uma educação diferente, um sonho que era compartilhado pela equipe da professora Miralva, antigos companheiros de caminhada, na medida que esse grupo saiu, a partilha do antigo sonho se desfez, não havendo mais razão para minha permanência naquela instituição; não brigo por cargos,mas pela realização de sonhos, ainda não fui mordido pelo pragmatismo do poder a qualquer custo, do poder pelo poder, ainda sou um sonhador.

Mas eu não poderia sair sem fazer alguns agradecimentos muito justos aos dirigentes de entidades e prefeituras que nos apoiaram durante esses cinco anos de caminhada.

O TOPA em cada direc tem o tamanho da capacidade de mobilização de cada supervisor somada ao desejo das entidades e prefeituras de participarem do desafio de executar Políticas Públicas. Aqui na região recebemos uma verdadeira Resposta Abraâmica (Eis me aqui!) das entidades e prefeituras quando as convidamos a fazer o topa; no primeiro encontro, para apresentação da idéia contamos com mais de 400 lideranças regionais (prefeitos, secretários, líderes de entidades), serei eternamente grato a confiança de todas as lideranças que atenderam ao nosso chamado para essa construção da cidadania.

Quero então agradecer-lhes pela resposta sempre positiva ao nosso chamado, pelo empenho na execução do programa, pela lisura no trato com a coisa pública, pela compreensão das falhas do programa e pelas fraquezas do supervisor; de forma especial agradeço-lhes de coração (este coração frágil de poeta) a forma sempre carinhosa como todos sempre me trataram: prefeitos, secretários, líderes de entidades... Que os outros pares não se sintam preteridos,mas permitam, nesta hora derradeira, um agradecimento especial, íntimo, de todo o meu ser, como muita sinceridade e todo o meu amor, a estas que foram minhas companheiras cotidianas de labuta, durante cinco anos (são poucos casamentos que têm esta duração), que me odiaram e me amaram, numa deliciosa (e dolorosa) dialética do amor sem medo, que me ajudaram a crescer a evoluir; a elas que me transformaram num homem maior e melhor, às minhas coordenadoras...

Sem mais palavras, porque as lágrimas não permitem...

"O homem que é capaz de fazer do amor um instrumento de mudança é também um revolucionário. Um revolucionário, portanto, é um sonhador, é um amante, é um poeta, porque não se pode ser um revolucionário sem lágrimas nos olhos, sem ternura nas mãos".

Adeus!

Noel Costa

4 comentários:

  1. Receba todo meu apoio caro amigo sabendo que o sonho ainda não terminou, mas que foi interrompido por um curto espaço de tempo.Um grande abraço e PARABÉNS pelos trabalhos desenvolvidos, saiba que compatilho das mesmas idéias ou melhor, ideais.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. NOEL, NÃO TENHO PALAVRAS PARA RESSALTAR OS MEUS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS PELO SEU EXCELENTE TRABALHO E PRINCIPALMENTE PELA SUA CUMPLICIDADE.

    CONFESSO QUE NÃO EXISTIRÁ NA HISTÓRIA DO TOPA UM SUPERVISOR COMO VOCÊ, HONESTO, AMIGO E PRINCIPALMENTE COMPETENTE.

    O TOPA SEM VOCÊ, SERÁ COMO UMA AVIÃO SEM ASAS.



    TODA A MINHA EQUIPE DESEJA-LHES MUITO SUCESSO
    SENTIREMOS MUITO SUA FALTA!

    ResponderExcluir
  3. NOEL, VOCÊ FEZ O TOPA BRILHAR, CONSEGUIU REALIZAR PROJETOS QUE MUITOS OUTROS NÃO CONSEGUIRAM E NÃO É JUSTO DEIXAR-NOS.

    SENTIREMOS SUA FALTA SUPERVISOR!!!!

    ResponderExcluir
  4. Noel, acredito que não conseguiremos realizar nossos trabalhos sem você, pois você é a peça chave do topa, porque não muda de conceito e volta !

    SAUDADES!!!!

    ASS: COORDENADORA LUCINEIDE GONÇALVES - ITAPÉ

    ResponderExcluir